quinta-feira, 28 de junho de 2012

Crónica de um GRANDE Empeno...

o passado domingo, 24 de junho, começou cedo..., muito cedo como é habitual em dia de IRONMAN, às 4:30 já tocava o despertador e tentar comer qualquer coisa a esta hora da madrugada não é fácil :P. 5:00 pequeno almoço tomado e ainda de noite lá saí do hotel na companhia do VictorRodrigues (parceiro de aventura...), a pé percorremos os poucos metros até à Promenade des Anglais o ambiente fervilhava, ainda não passava das 5:30 e ali estavam milhares (participantes) e milhares (acompanhantes) de pessoas com o mesmo tipo de ansiedade e expectativas, 2500 triatletas de 65 paises diferentes, encontravam-se ali para mais um looongo dia!!! para quem considera que os triatlos da WTC são caros..., só posso dizer que a organização é impecavel e tem uma escala planetária, tudo é feito para o triatleta e não há nada que consiga apontar de menos positivo..., às 6:00 todos fora do PTransição, tudo preparado, bikes, sacos para a bike e para a corrida, tudo alinhado e colocado no devido lugar, tranquilamente!!! na rampa que dava para a praia constato a grandeza de um evento destes..., quando sinto dificuldades (e não era por causa dos calhaus...) para chegar perto da àgua, era realmente muita gente!
como sempre coloco-me na 1ªlinha, olho para trás e vejo 2500 toucas azuis, antes da partida só pensava em não tropeçar (pois levar com aquela massa humana em cima não ia ser agradavel), soa a buzina e começa a "maquina de lavar" por entre um toque ou outro lá sigo para a primeira boia sem dificuldade, ia bem colocado no grupo da frente dos AG sem dificuldade..., saida da agua impecavel com o relógo a marcar 55', uma loooonga transição e um barulho insurdecedor ;)


no PT(do meu ag) vi poucos lugares vazios, era bom sinal..., já na bike até aos 50km o percurso ia passando sempre em ligeiro sobe e desce por pequenas villas com pessoas à beira da estrada, ia a sentir-me bem e a pensar que estaria nos 10 primeiros do meu ag, porque não vislumbrava dorsais com o simbolo M35, logo apareceu a primeira indicação "Col de L'Ecre-20km" meti o meu passo e tentei controlar-me para não passar das 170bpm..., aqui tive a mesma sensação que já vivi no TITAN na subida de ElBoyar, todos me passavam que nem foguetes..., muitos dorsais (M35), ainda contei...1,2,3,4,5,6,...., perdi a conta :P, comecei a pensar que me estava a atrazar, como era possivel, todos iam num ritmo que não dava para mim, calma e manter o ritmo, aos poucos os km's iam passando com a companhia do helicoptero (que subia e descia a montanha) e já estava no alto! o percurso é tão belo como se diz..., um autêntico carrossel francês nos alpes maritimos, no meio do percurso numa estrada com retorno ouço alguem de fora "CenSept", o quê??? não percebo muito francês mas aquele gaijo disse cento e sete :( estou mesmo mal..., mais umas descidas e mais umas subidas, há quem goste mais de descer com a bike normal..., mas neste particular descer com a bike de CR para mim é maravilhoso!!!
ultimos 30km e eu a sentir-me cada vez melhor, fruto da minha gestão nas subidas, consegui manter um bom ritmo nos ultimos km's até ao PT2, passava agora muita gente "parada" e chegava cheio de moral para a corrida..., ao colocar a bike o primeiro "choque" seriam mais de 20 as bikes no PT (do meu ag), aqui a cabeça fez "tilt" e sai que nem um foguete do PT..., passei pela minha mãe (que acabou por ir até lá de surpresa) e perguntei quantos M35, encolheu os ombros, tinha perdido a conta!?!?!? mau..., muito mau..., e agora??? ou ia num ritmo moderado para depois começar a progredir (como manda as regras do IM) ou arriscava e ia atras do prejuizo 3:) pois...primeiros 5km a 3:58/km ia a passar muita gente a sentir-me bem e a "rezar" para que o corpo aguenta-se tamanho abuso..., aos 15km com 1:03' comecei a acreditar que podia fazer 3:...e pouco, para chegar em 9:3... e qualquer coisa, mas aos 21km comecei a sentir a "respiração do Monstro IM" com a sua MARRETA, o relógio já marcava em cima dos 5'/km..., e dos 26km para os 31km boom!!! parei :( andei..., "chorei"..., enfim passou-me pela cabeça mil e uma coisas..., as horas e dias de dedicação a treinar..., os companheiros de treino e amigos que acreditavam que era possivel e que sabia que me estavam a seguir no IMLive..., a familia e o treinador..., tudo..., tudo e mais alguma coisa..., mas estes triatlos tem algo de sobrenatural e só vendo o esforço e sofrimento com que algumas pessoas enfrentam a distancia é que percebemos!!! à beira da "pista" milhares de pessoas puxavam pelos atletas, por todos sem exceção..., lá me enchi de coragem e comecei a "correr" novamente, já com o sonho de uma possivel ida ao Hawai desfeito :( restava-me terminar, apenas terminar..., fazer aquilo que a grande maioria dos 2500 triatletas ali foram fazer, ACABAR o IRONMAN!!! o relógio já marcava 10:02:52 mas o tempo era o que menos importava, tinha acabado o meu 2º IM com a amarga sensação de ter ficado a 30 loooongos minutos do 8ºlugar que daria a passagem para o Ironman Hawai. o sonho esse fica agora guardado numa "caixinha" fechado com cadeado e já perdi a chave..., infelismente!!!    

7 comentários:

joao rita disse...

"...o sonho esse fica agora guardado numa "caixinha" fechado com cadeado e já perdi a chave..., infelizmente!!!"
Quando fui a Zurique, paguei + uns euros de inscrição por um dorsal dourado c/ o meu nome... o objectivo era o slot , depois do que sucedeu com a TAP a extraviar-me todo o material, e eu a efectuar a prova com bike,....arranjados na Expo.

Também deitei a chave fora, só que quando cheguei a casa e fui ver os resultados, não sei como nem porquê a magana da "chave abriu-me" a inscrição , e lá estava eu novamente inscrito para mais uma nova tareia!!!!

http://www.estremoztriatlo.blogspot.pt/

Jordão Alves disse...

Parabéns pela participação que para mim foi boa mesmo sem slot!!!
isso de ir ao hawai é mais fácil quando tivermos mais idade....
Desafios diferentes Para o ano vi ai não sei onde que irias ao Embruman???
Ainda se mantem essa ideia?
Espero que sim porque gostava de la voltar e ter mais portugueses la.
Boa recuperação, abraço.

sica disse...

Vamos lá, estou certo que uma das características que os outros mais apreciam em ti é a perserverança, depois de mais de 2 décadas o entusisasmo com que treinas e te lanças aos novos desafios é contagiante. Damos-te uns diazitos para lamberes as feridas e depois já sabes, aperta contigo.
Um dia estou certo que encontrarás a chave.

Bluewater68 disse...

David, não sei quantas foram as vezes que vi o vídeo do Ironman Havai, mas posso garantir que em todas elas me emocionei da mesma forma, sobretudo a ver a chegada dos últimos. Perdeste essa chave? Não acredito. Aliás, lembra-te sim que tens um duplicado da mesma e usa-a para ires contemplando esse sonho. Um dia esse sonho será realidade. Tens dúvidas? Deixa-te disso. E nesse dia eu espero estar ali no computador a acompanhar todo o desenrolar da prova, tal como fiz agora. Quer dizer, se for lá para 2020, talvez já tenha subsídio e até possa lá ir ver aquilo ao vivo :)
Nesse Domingo, depois de uma bela manhã de praia eu cheguei ao PC quando tu já terias feito uns 120Km no ciclismo. Mais tarde, na transição, deu a indicação que estavas em 21º do escalão, o que seria longe do objectivo de conquistar a slot. Mas assim que apreceram os primeiros resultados, deu para ver que ias bem lançado. Aos 16Km estavas com ritmo de 4:20/Km e eras já o 16º do escalão. E foi então, a partir do 26Km que o ritmo caiu para 5:00/Km e depois para 7:00/km. Foi aí que eu disse: "Olha, até parece eu a correr" :) Nada disso. Foi aí que eu gritei "AGUENTA DAVID!".
Foi emocionante. Sempre a fazer Refresh da página, sempre à espera de mais resultados, sempre a ver se a slot seria conquistada.
Não deu desta vez? Dá para a próxima. Força David! És grande!

IronMena disse...

Para que serve uma chave vulgar, quando se tem a chave-mestra???

Quando se fecha uma porta, há sempre uma janela! E as janelas não precisam de chave! lol

Bom, eu sei o quanto te deve ter custado, mas isso daqui a uns dias passa e já só pensarás no próximo! ;-) Eu cá sou assim... mas claro q slots para mim, são as da fechadura q eu teimo em abrir, seja em 12 seja em 14h! lol

E ter uma caixa de direcção e avanço completamente desapertados ao km10?? E ficar 25min à espera de arranjar uma sextavada para aquilo?? eehehe

Para o ano quero vingança lol! Este é um prato que se serve frio!

Carrega! Abraços de ferro e boa recuperação!

Lénia disse...

Bem, David, aquilo que eu digo não tem muita importância, mas só o facto de teres no último ano dedicado tanto de ti a este objectivo, tanto esforço, suor, menos horas de sono, menos horas em família, já faz de ti um campeão. A persistência e garra que tens revelado, só mostra uma coisa: Hawaii está perto. E não te preocupes, que a chavinha deve estar perdida aí num bolso das calças, procura bem, que ela está lá... Beijos e mais uma vez parabéns pelo teu excelente exemplo de força e determinação.

João Correia disse...

As eternas horas, dias, meses de preparação não podem ficar retidas no percalço, suposto, de um tempo por alcançar. Até porque o tempo renova-se a toda a hora, reinventando chaves ou outros instrumentos para abrir caixas, baús, o que for, que nos hão-de guindar ao sonho. Este, fica cá dentro, sempre, e é dele que nos alimentamos para conseguir sobreviver à eterna luta entre as trevas e a liberdade. Por isso, meu amigo, liberta-te e continua na perseguição do desejo.

Forte abraço.