quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

RECUPERAR!

aqui está um verbo que está sempre interligado com TREINAR, sempre ouvi dizer que o poder de recuperação vai diminuindo em proporção directa ao aumento da idade..., tambem já se sabe muito bem que quanto mais se treina, maior é o poder de recuperação, por isso nem é preciso fazer muitas contas para perceber o EMPENO que apanhei este fds!!!
é claro que o treino/recuperação tem muitas variaveis, para já nem falar do poder da motivação, mesmo sem entrar em grandes pormenores, não estou a ficar mais novo e não estou a treinar tanto como noutros anos, e embora a vontade esteja lá, faltou o poder fisico..., e como nestas coisas não há milagres!!!
no sabado mais um Troia-Sagres, o tempo previa alguma chuva e vento de W, mas logo de manhã no barco em Setubal dava para ver que não estava frio nenhum e a espectativa geral era que nem ia chover..., este ano não tinha combinado nada com ninguem e assim que saí do barco foi só dar ao pedal, até Sines fui (basicamente) sozinho, num ritmo vivo e a "levar" com a chuva tocada a vento..., depois foi encaixar num grupo até Odeceixe, aqui como é habitual o grupo "partiu", fiquei no meio com mais 3 ou 4 que pedalavam ao mesmo ritmo que eu :P , a paragem no Rogil dá sempre para beber uma cola e pensar que já só faltam 50k..., a partir daqui foi sempre a rolar com a ideia que Sagres era logo ali!!! mais 200k feitos em 6:12 e 159bpm de média, finalmente este ano estavam à nossa espera as prometidas bifanas e uma sopinha ;)
no domingo a media maraton Sevilla-LosPalacios, muitos algarvios e sevilhanos conhecidos, e a espectativa de conseguir fazer os 21k em 4'/km..., a ideia era partir tranquilo para depois ir aguentando o ritmo :) mas como diz o companheiro JCorreia, com a idade lá se vai o juizo..., ainda vi um tipo com o "balão" dos 4'/km mas o "tiro" de partida faz esquecer tudo...., quando olhei para o garmin os 3:15 não enganavam, com os primeiros 5km feitos em 17:40 já começava a sentir as pernas pesadas, depois..., bem depois foi tentar aguentar o ritmo nos 4'/km, ainda passei aos 10k com 39:00 mas já "só" ia a tentar "correr", o garmin já marcava 4:30 na maioria dos metros, e só nos ultimos 3km talvez por perceber que já ia chegar ao fim e com a ajuda de um publico entusiasta..., lá consegui voltar a correr num ritmo aceitável!!! no final um tempo de 1:27:50, 4:08/km, 168bpm de média e a sensação de ter feito uma "corrida" parecida a um triatlo longo...
a época só vai acabar em outubro do próximo ano, por isso ainda há muito para treinar e muito empeno para apanhar!!!

3 comentários:

Hugo Gomes disse...

Boas David!

Ainda agora estava a ler um artigo que dizia que era preciso ter coragem para descansar...
Nós (quase) só pensamos na carga e (muitas vezes) esquecemo-nos da recuperação... E tão importante que ela é!

Boa recuperação!
Um abraço!

Bluewater68 disse...

Cá estão os números delirantes: 1:27:50, 4:08/km, 168bpm :) Fogo! Aos 40 anos e depois de pedalar 200Km na véspera? Grande David.
Toca a recuperar que eu quero tirar-te fotos a correr em grande nível na Corrida dos Reis e na meia de Ayamonte

João Correia disse...

Juízos à parte, tenho saudades dum fim de semana assim.:)) Recuperar? Sim, claro. Mas o rigor da recover não será mais para quem tem objectivos a sério? A malta quer é recuperar para voltar ás lides quanto antes. Digo eu.

Como eu te invejo. Forte abraço.