terça-feira, 8 de outubro de 2013

o IBERMAN_2013

10:21:05 foi o tempo..., do meu 3º Ironman! mais uma hora que o meu melhor tempo, isso dá bem conta das dificuldades que este Iberman nos trouxe, numa altura em que me sinto tão bem ou melhor do que em 2010.
este IM realizou-se entre Espanha e Portugal, talvez devido a essa próximidade juntou-se o maior nº  de triatletas portugueses para realizar a distância maior do triatlo, muitas estreias..., muitos companheiros que treinaram e prepararam-se como nunca o tinham feito, pelo que vi na meta, todos os que a cruzavam tinham aquele sentimento de conquista de um objectivo que nunca é fácil, por muito bem preparados que estejamos..., para os que não terminaram, uma palavra de incentivo, posso assegurar que este não foi um IM "normal"!!!

o dia começou cedo..., ainda escuro lá estava um batalhão de "pinguins" na praia de La Antilla, muita expectativa e ansiedade, mas a serenidade que marca estes momentos é unica, a natação decorreu da melhor forma para mim, partida na frente e chegada muito rápida à 1ª boia, dois espanhois adiantaram-se e escolheram uma trajetória absurda (pensei que iam para Marrocos), fiquei então como gosto, na frente do pelotão e a fazer a minha melhor navegação, quando sai da agua pela primeira vez, sinto o Nelson Mestre ao meu lado, pensei logo que estaria a nadar bem..., entrada na agua novamente e as pernas a quererem afundar (normal, para quem teve que correr!), segunda volta e ainda maior dificuldade na navegação, pois a 2ªboia estava mesmo alinhada com o sol que acabava de nascer, sem stress, sai em 3º (1:00) isolado, transição longa, e começou a bike, o percurso já conhecia e bem, sempre sozinho, os primeiros 60km foram feitos em espanha, contra o vento, manter a bike acima dos 33km tornava-se muito desgastante e o melhor era manter a cadencia pois o percurso de volta prometia muita dificuldade..., ainda antes de El Granado passei para 2º com um espanhol na minha "roda", que se manteve ali que nem uma lapa durante 100km, entrada em Portugal e a subida do Pomarão marcava o inicio das dificuldades, cadencia, cadencia, cadencia, sem forçar ia mantendo a distancia de 5' para o 1º, o vento já não atrapalhava, mas as estradas portuguesas muito "partidas" tambem não ajudavam..., chego ao cruzamento das minas de S.Domingos e a minha memória foi buscar um grande triatlo que se realizava em Mertola, o percurso era mesmo por ali, a chegada Mertola marcava a entrada nos ultimos 80km, subida para sair da vila, ainda antes da subida do Vascão, passei para 4º com os dois que me tinham passado à vista, em Alcoutim aproveitei para trocar os bidons e seguia ali junto ao Guadiana, mais uma rampa Odeleite, de fora alguns companheiros Algarvios gritavam, 1' para o da frente, cadencia, cadencia, vais melhor que eles..., apartir dali já sabia que faltava muito pouco, rápidamente chegava a Castro Marim, começa a pensar nas sapatilhas, e via que estava muito perto do 1º, seriam 10'/12' , o 2º logo ali e o 3º ainda no PT2, no PT2 já dava para ver caras conhecidas da FTP, estava em casa, tudo me parecia igual a qualquer outro triatlo português, saida do parque e muito apoio, como sabe bem!!! chegada em 4º com 5:31 a pedalar...
logo nos primeiros km's da corrida passei para 3º sem forçar o meu ritmo estava lá 4:15/4:30 certinho..., começo a ver os melhores portugueses que iam chegando a VRSAntonio, sem surpresas, Rafael, Benek, Nelson, Carmo, Rui Costa, Telmo, até aos 12km sem preocupação, bem alimentado e hidratado, acompanhado por um espanhol de btt, a subida do parador em Ayamonte não dava hipotese, nem olhei para o garmin, limitei-me a ver passar um espanhol (que ganhou) e o Rafael, passava mais um dos que ia à frente, 4º ia bem..., entrada na via verde e aquela terra batida com pedras, buracos e poças de lama, não me deixavam correr a um ritmo aceitavel, passava para os 5'/km e só me preocupava em correr descontraido, devagar mas descontraido, o percurso até Redondela era igual ao 1/2IBM, areia, terra, e algum isolamento, já em Redondela aos 25km passa por mim a surpresa do dia o João Oliveira, é de Leiria e fez uma estreia com um 2ºlugar soberbo, ia a correr muito bem, aquele passinho apressado, fez-me lembrar alguem, mais uns km's e chega ao pé de mim o Benek, mais areia no meio do pinhal, e finalmente o passeio maritimo que nos levava à zona da meta, voltava a encontrar o meu ritmo ali nos 4'30/km e via o Benek ali mesmo à frente..., mas ao chegar aos 33km, praia!? ainda por cima na areia seca..., impossivel, a cada passada enterrava-me e deixei de pensar em ritmos, apenas queria sair dali..., finalmente de volta ao passeio junto à praia, nos ultimos km's de um IM não há que enganar, à que manter o "estilo" e correr como se não tivessemos andado a sofrer durante 40km's..., no final uma corrida em 3:44, curiosamente pior do que em Nice, mas com muito melhores sensações, pois nunca parei de correr, mesmo devagar...
no final 8º lugar e 1º entre os veteranos com 10:21:05, para acabar uma época em cheio!!! muito bom sem duvida ver os muitos sorrisos (mesmo empenados) de muitos e muitos companheiros do triatlo... estão todos de PARABENS
  

 

















agradecimento especial aos fotografos de serviço, que disponibilizaram estas fotos..., Rita Ramos, Luis Mestre, Fernando Cardoso, Filipe Vicente, OBRIGADO!

4 comentários:

luis mestre disse...

Uma vez que fui visado, retribuo os agradecimentos. Já agora, importa referir também que só com a participação de grandes atletas, é que esta prova tem maior brilho e visibilidade, como é o teu caso!
Vibrei bastante com a passagem de todos pelos pontos onde ia "poisando", especialmente dos amigos Nelson e David que tenho vindo a apoiar e fui apoiar neste dia logo de madrugada, mas como sempre, apoio todos sem excepção, é algo que sai de mim, seja desconhecido ou não, sabe sempre bem ouvir umas palavras de incentivo durante um percurso tão "áspero"! Melhor que isso, são os amigos que se ganham nestas andanças! :)
Bem hajas! Abraço,
Luis Mestre

Ricardo Francisco disse...

És um exemplo David. é só o que tenho a dizer. Muito poucos (mesmo) gostam disto como tu. E vão 3 ! Mas ainda há muitas guerras que por aí virão. Boa recuperação e mantém essa fibra de campeão. Muito forte mesmo.

Abraço !

Hugo Gomes disse...

Parabéns David!

Uma boa (e grande) prova para finalizar esta época de estreia pelos "vermelhos".

Um abraço!

João Correia disse...

E o 3º deu boas recordações. Para velhote, não estiveste nada mal :)) És grande, David. Tu és garantia de qualidade, seja em que prova for, seja com que idade for. Há coisas que não mudam. Parabéns pela prova.