sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Caldeirão d'ferro....

finalmente este titulo faz sentido... ;-) , para quem ainda pensa se vale ou não a pena inscrever-se para fazer um IM com um ano de antecedência, treinar durante esse ano e fazer todos os possiveis para que no grande dia tudo bata certo..., posso afirmar sem duvida, arrisquem porque vale bem a pena!!!
não há muitos triatlos IronMan que se realizem dentro de uma grande cidade, e essa era sem duvida a mais valia do IM Challenge Copenhagen, um triatlo que se estreava com 1800 inscritos e metade deles eram estreantes!

na 6ªfeira tivemos logo um pequeno aperitivo com uma boa pasta party onde não faltou um dos melhores IM dos ultimos tempos T. Sindballe, para motivar todos mas em especial os "rokies", retive duas frases: - não se esqueçam qual o vosso objectivo(passar a linha de meta); - tentem fazer a prova "step by step"!!!

no sábado foi altura de levar as bikes e o equipamento de corrida para o T1, esta foi uma prova com uma logistica complicada, T1-T2-meta, todos em locais diferentes, mesmo assim não houve qualquer tipo de confusão com o material, os sacos coloridos e individuais resolveram o problema(mais uma vez)!

no domingo pequeno almoço às 5:00, para chegar a Amager Strandpark às 6:00, a chuva intensa da noite anterior tinha feito muitos estragos(felizmente não nas bikes), mas basicamente estava tudo molhado, a organização ainda pensou em cancelar a prova, mas o dia amanheceu cinzento mas sem chuva (não durou muito)!!!

às 7:15 o 1ºgrupo de AG alinhado e era o inicio de um longo dia, natação normal para mim, partida na frente e 1ªboia sem problemas, depois foi sempre a puxar até sair...53'16(tempo previsto), T1 dentro de uma tenda....,
por esta altura já chovia novamente e os primeiros km's de bike dentro da cidade com curvas de 90º eram para ser feitas sem pressas, finalmente chego ao km30 com 50'(tranquilamente) mais uma vez com o tempo previsto, para fazer 5:00!!! e assim fui pensando 60km(1:40), 90km(2:30), o percurso não é tão plano como se pensa, uma parte perto do mar era bastante plana mas na volta, por dentro de um bosque, era sempre sobe e desce, lá seguia sempre concentrado em fazer o mesmo tempo em cada 30km e tudo ia batendo certo, só por volta dos 120km(3:20)  me desconcentrei um pouco quando vi à minha fente os nomes Camilla, Nicole e Hillary ;-) estas miudas iam a rolar com facilidade, ao mesmo ritmo que eu e mais dois homens..., bem, quem conhece o IM já ouviu falar destas meninas e só depois me apercebi que estavam a disputar o terceiro lugar(FPro), aos 150km(4:15) comecei a sentir algum cansaço e a partir dai, não sei se era das pernas ou da cabeça, mas não conseguia andar mais depressa e nos ultimos 20km's fui passado por todos os tipos de "armários" Dinamarqueses, eu só pensava em correr(atrás deles ;-D)...,
a chegada à tenda do T2 foi avassaladora, publico...publico...publico..., nunca vi tanta gente a assistir a um triatlo, os primeiros metros com as sapatilhas são os mais complicados, logo ali ficamos a saber se a corrida vai ser a "correr" ou a "andar" felizmente ia bem o sol já brilhava e o gps ia louco(os barcos militares não ajudavam!!!) tão depressa marcava 3:40 como logo a seguir 6:15...., mas sentia que ia rápido e aquela sensação de passar a correr pela zona central da prova com milhares de pessoas mas onde descobria as minha três miudas a acenar e apoiar(dificil era aguentar a emoção) ou por um carreiro no meio do publico fazia-me por vezes exagerar..., mais uma vez o ritmo ia certinho 4'30/km e os primeiros 14km(59') passaram muito depressa, na 2ªvolta começo a ver os outros Portugueses, Alexandre, Henrique, Maral e Sica, todos parecem bem!!! segundos 14km(1:05) ia a manter um bom ritmo e a passar muita gente, nestas provas até um coxo como eu a correr consegue passar pessoal... ;-), depois de abrandar um pouco aos 30km para respirar, consegui colocar novamente o "pé no acelerador", para chegar fresquinho aos ultimos 200m, onde a festa estava ao rubro bem no centro da cidade de Copenhaga, a meta estava logo ali...
no final das contas uma estreia com o "pé direito", 9:18:00, 6º lugar Ag35-39 e 33º lugar geral ;-)
muitos Portugueses em prova e todos acabaram (excepção para o JMaral, que não se conseguia mexer a partir dos 30km, mas não há nada que um litro de soro não resolva!!!), com boas sensações e cheios de vontade de fazer o próximo IM, AFeliz, HMatias,PSequeira,VRodrigues,PBento e SOliveira.

6 comentários:

FlipMákinaInfernal disse...

Ok

Fresquinho nos últimos 200 metros!!

Não é pra todos!

Também, foram só 9 horitas de prova.

Andas a pikar a malta...

Já tás pronto pra outra, né??

Força Iron

João Correia disse...

Muito bem, David. Acho que fizeste uma grande prova, se cortar a meta não fosse o suficiente. Média de 35kms/hra na bike...uauu, e os 4,20 e qq coisa na água? xii...que inveja. Depois, o relato é perfeito, gostei muito e consegues essa coisa de escrever com íman por entre as frases que se transformam em imagens. Com um pequeno "mas"...ainda(!) não me conseguem fazer pensar em IM, porque nisso tudo o que mais me assusta é mesmo os 42 kms a pé. Teria de queimar outras etapas antes duma coisa dessas.

Grande abraço, viking do catano.

LUIS GUERREIRO disse...

BOAS DAVID ,MUITOS PARABENS PELA GRANDE PROVA, FOI ESPETACULAR, CONTINUA E MUITAS FELICIDADES PARA TI E FAMILIA .
UM ABRACO, LUIS GUERREIRO
SINES

Louletanodc_Triatlo disse...

Qual é a proxima para ser feita a inscrição?!

david caldeirao disse...

Filpe: mákina infernal..., tem calma!!!
João: agora sim estou convencido de que o IM reflecte bem aquilo que treinamos..., olha que vi muita gente(mesmo) a andar nos 42km!!!
Luis: obrigado, quando é que voltas à distância?
Louletano: Lanzarote??? um ano destes.... ;-)

Chuva Vasco disse...

David,

publiquei os resultados no meu blog mais ainda não te tinha dado os parabéns. Vou dizer-te uma coisa, ser-se estreante numa prova dessa dimensão e ficar em 33º da geral, upa! upa!, não é para qualquer um, mais uns anos e estás a disputar um lugar no Top Ten.
Copenhaga dever saber acolher bem essa prova, pelas imagens que vi deve ser espectacular.
Uma vez mais parabéns e que venham mais.

Abraço

Chuva Vasco