quarta-feira, 7 de março de 2012

I triatlo longo de VRSA! ou talvez não...

finalmente vai começar a época 2012, daqui a quinze dias começo uma época que se prevê loooonga com um Triatlo Longo :), nunca me tinha acontecido!!!
chamam-lhe I Triatlo Longo de VRSA, até aceito que seja o primeiro, mas do Sec.XXI, normalmente diz-se que o triatlo em Portugal mudou muito, mas que a longa distância se mantem "igual", não me parece de todo :( muita coisa mudou e os triatlos longos não são excepção!!!
percurso de bike Montegordo-Castro Marim x5
















espera-se muita gente em Montegordo, e os percursos são mais parecidos com um sprint (com mais voltas), num local de eleição com uma estrada fabulosa de Montegordo até à barragem de Odeleite e espaço para uma corrida com voltas mais longas...., tomou-se a opção, provavelmente mais económica (compreendo), de fazer a prova num espaço mais reduzido, o maior problema vai ser controlar o drafting (muita gente e pouco espaço), mas tambem depende de cada um que isso não aconteça, deixem as "rodas" em casa :(  o que não consigo compreender são os 15km de empedrado que só vai servir para estragar o material, já a corrida vai decorrer num local muito bom, metade em estada, metade em cross, as muitas voltas são boas para quem vai ver!!!

mas não é a primeira vez que se faz um triatlo longo em Montegordo, em outubro de 1994, teve lugar naquela mesma praia um excelente campeonato nacional de triatlo longo, com distancias um pouco diferentes, 2,5km(mal medidos) + 80km com um percurso de 2x a volta por Ayamonte(durinho) + 20km com duas voltas até ao farol de VRSAntonio.
eram outros tempos, com menos triatletas, sem preocupações de drafting, com "cueca" e "top", mas mesmo assim com grandes Monstros (que grande lista esta) a andarem tão bem como agora...
e que feliz coincidência seria conseguir ficar novamente em 13ºlugar e fazer 4:25 (mesmo com medidas diferentes) no próximo dia 25, como há dezoito anos atrás :)

e vocês onde é que andavam há 18 anos atras???

7 comentários:

Jordão Alves disse...

Grande David espero um dia poder fazer uma comparação destas. Continua assim!!! Boa sorte para o longo!!!

paulo lamego disse...

Eu acabei em 21º com 4h33' e um empeno monumental;(
A natação foi uma lástima, fiquei de rastos quando saí da água, a ondulação fez-me andar aos esses, parecia um alcoolico...
E foi em Monte Gordo que fiz o meu 1º Triatlo Olimpíco....em Abril de 1991.

Hugo Gomes disse...

Boas David!

As voltas ainda vá mas essa do empedrado... 15 kms?!...

É assim tão mau?

Um abraço e,

até lá!

Bluewater68 disse...

David, o empedrado deve ser horrível para fazer a alta velocidade em cima de uma bicileta de estrada, mas pelos menos, que essa zona de VRSA tenha muito público a apoiar. Que não fiquem na caminha e saiam para apoiar todos os atletas que vão estar ali presentes num grande evento desportivo. Também é pena que eventos destes não sejam mais publicitados neste Algarve.
A ti a todos os que vão enfrentar essa competição, faço votos de uma excelente prova, sem "empenos"

Lénia disse...

Eu pelo menos vou ver, para o ano logo se vê! No entanto espero contribuir para a divulgação do evento!
Bons e longos treinos!

Até domingo! Parece que não vai chover :-(

João Correia disse...

Essas imagens do passado guarda-as bem para o futuro museu da modalidade. Há 18 anos? Ó tempo, volta pa trás...

Forte abraço, companheiro.

José Mário Ribeiro disse...

Grande Caldeirão, as "estórias" que se escondem por trás de uma mera classificação...
No meu caso esta prova incluiu uma ida de ambulância desde a ponte do guadiana até um centro de saúde em Ayamonte, quando depois de uma queda aparatosa,rolava em cima do traço continuo, quando comecei a bater nas bandas sonoras, a roda lenticular começou a saltar e só parei no fundo da ribançeira.
A vontade era tanta que depois da "alta" do médico Espanhol, levaram-me de volta à ponte, onde tinha ficado a bike, com uns pequenos arranjos ficou operacional, e continuei a prova !!!
Lembro-me que acabei de correr estava a noite a cair, ainda assim a correr, realmente, que pancada!!!
Abraço e boas provas.
JMR