sexta-feira, 6 de junho de 2014

170bpm's

falta um mês para o Ironman de Frankfurt e na semana passada tinha previsto fazer o "ensaio geral", já próximo daquilo que espero fazer, no Triatlo Half IM de Sevilha!
para além dos tempos e classificações, posso dizer que fiquei sinceramente agradado e motivado com o triatlo, pelo registos andei 4:27 com avg 170 bpm (bem em cima do meu limiar aerobio-168bpm) e isso só pode ser indicador de grande forma mental e fisica!!!
esperava-se muito calor em Sevilla e realmente à hora de almoço, estariam uns 33º, o chão(descalço) antes de entrar dentro de agua até escaldava..., a agua estaria a uns 23º mas com o calor cá fora estava optima, lá fui estrear o meu swimskin..., logo à partida destacaram-se o Perez, Reig e Maria Pujol, eu como é habitual nos triatlos em Espanha fiquei a comandar o 2º grupo e foi sempre a puxar com o grande Jose Maria Merchan sempre a tocar-me nos pés!!!
 
 
ainda com poucos km's já estava em 3º da "carrera", mais ao menos aos 20km passou-me o Almagro (antigo ciclista...) com um ritmo que não dava para mim, chegaram mais dois espanhois, e ali acabei por arriscar..., iamos os três a rodar em ritmo forte, só sei que cheguei aos 60km com 1h32 e o pulso ia bem para lá das 170bpm, ia comodo mas a pensar que a qualquer momento rebentava..., antes de chegar aos 70km tomei a decisão mais acertada deixei os tipos irem embora..., comecei a procurar o meu ritmo (165-170) e assim fui até T2, consegui chegar com 169bpm avg, no meu garmin marcava 94km e 37,0km/h(avg), num percurso que não era dificil, mas sempre com algum vento e aquele tipico rompepiernas espanhol!!!
 
 
 
 
para a corrida e já depois do "abuso" na bike sempre acima do meu limiar, pensei em começar nas calmas..., para ver o que dava, logo ali aos 3km passou por mim o Bonet, parecia veterano, passou mas ficou ali a 50m..., comecei a equilibrar-me e via a distancia para ele a ficar mais curta..., aos 9km cheguei ao pé dele, perguntou-me com quantos km's iamos!? 9, respondi e perguntei que idade tens? 42!?
 
 
boom..., a partir daqui foi sempre a rasgar..., até o perder de vista..., acabou por não estar tanto calor, talvez 30º e a agua sempre fresca era utilizada como chuveiro a cada abastecimento..., ainda passei por um dos que ia comigo de bike, ia a roçar com as mãos pelo chão, o outro desapareceu da classificação...
 


por isso foi um bom dia, sempre a controlar a "carrera" com cabeça, com os abastecimentos já muito rotinados, sem vontade para ir ao wc, e sempre disponivel para impor o meu ritmo...
em resumo um dia excelente, com o apoio maravilhoso das princesas, com boas sensações e que me deixa muito motivado para as 4 semanas que faltam até Frankfurt, as expectativas começam a crescer..., e num dia mágico, tudo pode acontecer!!!

 
fotos da Dora Jesus e da Ofsport

2 comentários:

Hugo Gomes disse...

A tua consistência é impressionante.

Fazer um segmento de bicicleta com 170 bpm de média não é para todos.

Parabéns e continuação de bons treinos para esta parte final.

Um abraço!

Susana e Telmo disse...

Grande prova e muito, como sempre, muito bem descrita.

Aguentar esses ritmos não é para qualquer um, estás numa forma fantástica.

Eu tenho a certeza que Frankfurt vai ser MÁGICO!

Um grande abraço
Telmo